Atualizações da Microsoft para o Power BI em outubro/2022 – Parte 2

Filtros melhoram o desempenho das consultas

filter search
Consulta com filtros (Fonte da imagem: Pixabay)

Publicamos aqui no nosso site recentemente um artigo que contém um sumário das últimas atualizações da Microsoft para o Power BI.

Hoje vamos comentar sobre mais algumas novidades para você que prefere ler o conteúdo inteiro em português.

Melhorias no desempenho da consulta

No mês passado o time da Microsoft fez atualizações no Power BI visando otimizar as consultas.

Indexando colunas de strings importadas dinamicamente

Eles construíram índices em colunas de strings importadas para melhorar o desempenho da consultas de substrings (ao usar a função ContainsString, função de pesquisa ou um filtro para procurar uma string literal em uma coluna de texto).

Aqui está um exemplo de um filtro de texto definido usando o painel de filtro:

filter panel
Painel de filtro mostrando um filtro definido como “contém PFSFSKJ”

O índice é construído quando a primeira consulta que solicita uma pesquisa de substring na coluna é executada. O índice é criado para colunas de texto que contêm apenas caracteres ASCII. Depois que o índice é criado, a pesquisa de substring se torna instantânea. Observe que o índice não persiste entre as reinicializações do Power BI Desktop.

Pushing Top N filter to DirectQuery sources

Até agora, ao usar a função TOPN ou um filtro N superior em uma coluna de uma origem DirectQuery, todos os valores da coluna seriam recuperados e, em seguida, o filtro N superior seria aplicado no mecanismo DAX.

Aqui está um exemplo de um conjunto de filtros N principais usando o painel de filtros:

filter panel
Painel de filtro mostrando um filtro definido como ProductName top 3 por Sales Amount

Para melhorar o desempenho, a Microsoft alterou esse comportamento, passando a enviar os principais filtros N para origens do DirectQuery sempre que possível. Quando o filtro N principal se baseia em uma medida, ela deve ser baseada em uma das agregações: SUM/MIN/MAX/COUNT/COUNTROWS/DISTINCTCOUNT.

Métricas do Power BI

A Microsoft anunciou duas atualizações interessantes para as métricas do Power BI: adições de acúmulos de métricas para valores atuais e de destino e a API de administração de scorecard.

Roll-ups

Anteriormente, não havia como agregar automaticamente um grupo de valores de submétricas ao valor da métrica pai. Você poderia contornar isso conectando valores aos dados, mas antes era possível acumular valores manuais de forma automática. Em outras palavras, todas as métricas não conectadas exigiam check-ins para atualizar os valores.

Agora, com o lançamento dos roll-ups atuais e de destino, você pode definir uma agregação de suas submétricas para mostrar em sua métrica pai. Você também consegue selecionar entre alguns tipos de agregação: valores de soma, média, mínimo e máximo.

Qualquer agregação que você escolher atualizará automaticamente o valor para mostrar o valor de agregação correto de suas submétricas diretas. Os roll-ups também funcionam em valores conectados. Isso quer dizer que, se suas submétricas estiverem conectadas a dados, as agregações desses valores serão exibidas na métrica pai. Assim fica bem mais fácil acompanhar suas métricas pais manuais, você não acha?

Nova API para recuperar scorecards para administradores

A Microsoft está lançando uma nova API de administração que é fundamental para ajudar os usuários em suas muitas tarefas administrativas, bem como para examinar o estado dos scorecards existentes.

Essa nova API get scorecard está habilitada para administradores no Power BI e vai recuperar todos os scorecards em uma organização. A API vai recuperar metadados de scorecards, bem como metadados para cada métrica nos scorecards.

Análise

Sugestões de medidas rápidas (recurso experimental)

Alguns anos atrás, o Power BI lançou um recurso chamado Medidas Rápidas, que permite que usuários de desktop criem medidas DAX usando um modelo interno em vez de escrever o DAX do zero. Esse recurso ajudou os usuários a começarem rapidamente com cenários de medidas comuns, entretanto o número de modelos e a flexibilidade desses modelos deixaram um pouco a desejar. Agora, a Microsoft está apresentando as sugestões de medidas rápidas, que vão ajudar na criação de medidas DAX usando linguagem natural em vez de usar modelos ou escrever DAX do zero.

Para habilitar o recurso, você precisa primeiro navegar até o menu Options (Opções) do Power BI Desktop e ativar a opção de visualização para sugestões de medidas rápidas.

Para acessar as sugestões de medidas rápidas, selecione a guia Modeling (Modelagem) na faixa de opções e selecione Quick measure (Medida rápida):

Em seguida, selecione a guia Suggestions (Sugestões), onde você pode descrever a medida que deseja criar e pressionar Generate (Gerar, ou tecla Enter) para obter sugestões de medidas DAX.

Você deve sempre validar as sugestões do DAX para garantir que elas atendam às suas necessidades. Se estiver satisfeito com uma medida sugerida, você pode clicar no botão Add (Adicionar) para acrescentar automaticamente a medida ao seu modelo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre as novas atualizações do Power BI, veja o vídeo abaixo (em inglês).

Veja também mais atualizações recentes da Microsoft para o Power BI em português aqui no nosso site.

Qual novidade você achou mais interessante? Gostaria que a gente falasse mais sobre um tópico específico?

Caso queira saber mais sobre BI, basta falar comigo comentando este artigo ou me enviando uma mensagem direta.

Também são bem-vindas as suas sugestões de temas para os nossos próximos artigos.

A Genux Consult pode ajudá-lo a compreender e utilizar os modernos recursos oferecidos pelas plataformas de Business Intelligence.

Vai ser um prazer falar com você!

Fonte: Blog da Microsoft sobre Power BI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *