Vários relacionamentos e fontes de uma só vez
Como você já deve ter visto, nas duas últimas semanas, publicamos artigos sobre as atualizações da Microsoft para o Power BI. Continuamos agora abordando esse assunto, pois foram lançadas várias novidades visando facilitar o trabalho de quem usa essa ferramenta constantemente.
Modelagem
Edição de relacionamento no painel de propriedades
Quer saber como editar relacionamentos rapidamente no painel de propriedades? Vamos lá, então! Na visualização de modelagem, expanda o painel de propriedades e simplesmente clique em qualquer linha de relacionamento para ver todas as opções disponíveis.
Segundo o time da Microsoft, essa nova experiência de edição de relacionamento envia consultas mínimas por não ter visualização de dados e valida apenas quando você aplica alterações. Os modelos de big data, especialmente no modo de armazenamento DirectQuery, serão os que mais se beneficiarão dessa experiência simplificada. Se você precisar editar usando a caixa de diálogo de relacionamentos, isso ainda estará disponível no painel de propriedades ou clicando duas vezes em qualquer linha, como antes.
Além do mais, isso também introduz a edição de vários relacionamentos de uma só vez. Mantenha pressionada a tecla CTRL para selecionar vários relacionamentos e fazer alterações, ou até mesmo use a tecla delete para excluir os selecionados. Experimente acessar Arquivos > Opções e configurações > Opções > Recursos de visualização e ative o “Painel de relacionamento”. Se o idioma da sua tela for o inglês, acesse Files > Options and Settings > Options > Preview features and turn on “Relationship pane”.
Suporte da barra de fórmulas DAX para visualização do modelo Desktop
A barra de fórmulas DAX passou a ser compatível com a visualização do modelo Desktop. Isso é ótimo, pois agora você pode criar e editar medidas, colunas calculadas e tabelas calculadas na visualização do modelo no Desktop.
Conectividade de dados e preparação
Apresentando a configuração de locatário para Power BI Datamarts
Em maio de 2022, a Microsoft anunciou a visualização pública do Power BI Datamarts, que oferece uma forma fácil para o usuário ingerir dados de diferentes fontes, fazer a extração de dados usando o Power Query e carregá-los em um banco de dados SQL do Azure totalmente gerenciado.
Com base nos comentários dos seus clientes, o time da Microsoft divulgou recentemente a introdução da filtragem baseada em AAD (Advanced Anti-DDoS) na configuração de locatário de visualização do Power BI Datamart, permitindo que os administradores de serviço do Power BI limitem a capacidade de criar Datamarts para determinados grupos ou indivíduos.
As definições de configuração do Datamart podem ser acessadas por meio da guia configurações do locatário no portal de administração do Power BI (Tenant Settings tab in the Power BI Admin Portal):
No site da Microsoft há um artigo em português sobre Datamarts. Vale a pena dar uma olhada lá para você ter uma visão bem abrangente dos seus benefícios.
Eduframe Reporting
O conector foi atualizado. Segundo a equipe da Drieam, foram adicionados campos personalizados às edições do programa, cursos planejados e pedidos. Além disso, a alteração do idioma não interrompe mais a análise decimal e de moeda.
Métricas de Socialbakers
A Microsoft anunciou recentemente que foi lançado o novo conector Socialbakers Metrics.
Segundo a equipe da Emplifi, a integração de insights de mídia social ao restante de seus dados de marketing ou inteligência de negócios oferece uma compreensão holística de toda a sua estratégia digital, tudo em um só lugar. Com o Socialbakers Power BI Connector da Emplifi, você pode agora incluir dados de mídia social da plataforma Emplifi em seus gráficos e combiná-los com outros dados que você possui.
O Power BI Connector é uma camada entre a API pública da Socialbakers e o próprio Power BI. Ele ajuda você a trabalhar com seus dados de forma intuitiva, diretamente na ferramenta Power BI. A maioria dos dados e métricas disponíveis nessa API também estão disponíveis no Connector.
Serviço
Os usuários convidados agora podem criar suas próprias assinaturas de e-mail
Boa notícia para os usuários convidados do Azure Active Directory Business-to-Business (Azure AD B2B)!
Em vez de exigir que os usuários em sua organização criem assinaturas em nome de usuários convidados, agora eles podem criar suas próprias assinaturas para relatórios, painéis e relatórios paginados do Power BI para os quais possuem permissão de acesso.
Os requisitos para um usuário convidado se inscrever no conteúdo são os mesmos de qualquer usuário: eles precisarão de uma licença do Power BI Pro ou Premium Per User (PPU) ou o workspace onde o conteúdo é salvo deve ser apoiado por uma capacidade premium.
O download de um PBIX agora está disponível para mais cenários
A partir dessa versão, você tem várias opções para baixar um arquivo .pbix de relatório.
A caixa de diálogo mostra dois modos disponíveis para download. Primeiro, uma cópia do relatório e dos dados e, em segundo lugar, uma cópia do relatório sem os dados, mas com uma conexão ativa com os dados online.
Convém lembrar que apenas uma opção pode estar disponível em algumas situações. Caso aconteça isso, você verá a outra opção como desativada.
Na maioria dos casos, no entanto, você poderá baixar o relatório com uma conexão em tempo real com os dados, mesmo quando o download do relatório com os dados incluídos não for suportado.
Na documentação da Microsoft você pode ler mais sobre como baixar um arquivo .pbix do serviço, bem como saber sobre eventuais limitações no download.
Periodicamente, nós explicamos aqui no nosso site alguns novos recursos disponibilizados pela Microsoft para o Power BI. Leia os textos em português (parte 1 e parte 2) ou veja o vídeo abaixo em inglês para sanar suas dúvidas sobre as novas atualizações do Power BI.
Qual novidade você achou mais interessante? Gostaria que a gente falasse mais sobre um tópico específico?
Caso queira saber mais sobre BI, basta falar comigo comentando este artigo ou me enviando uma mensagem direta.
Também são bem-vindas as suas sugestões de temas para os nossos próximos artigos.
A Genux Consult pode ajudá-lo a compreender e utilizar os modernos recursos oferecidos pelas plataformas de Business Intelligence.
Vai ser um prazer falar com você!