Apresentações com neomorfismo são elegantes, mas dividem opiniões.
Você já ouviu falar sobre neomorfismo? Sabia que esse estilo de design pode ser usado nos relatórios do seu negócio? Veja a seguir o impacto que ele pode causar, considerando o perfil do seu público-alvo.
Neomorfismo é a palavra em português que usamos para traduzir neumorphism do idioma inglês, termo criado pelo designer Michal Malewicz.
Também conhecido como neumorfismo ou Soft UI, esse estilo de design começou a se destacar em 2019, com a proposta de unir o útil ao agradável. Em outras palavras, o neomorfismo procura mostrar as características físicas dos elementos de forma leve e minimalista, diferenciando-se assim do skeuomorphism, flat design e material design.
Isso parece ótimo, mas como funciona o estilo neomórfico na prática?
Realismo aliado ao minimalismo
O neomorfismo utiliza luz e sombra para dar volume aos objetos, indicando assim suas funções. Dessa maneira, os elementos ganham uma aparência mais realista, mesmo sem aplicações de várias texturas.
Podemos dizer que os elementos neomórficos parecem extrudados de seu plano de fundo. Ou seja, eles ganham destaque sem perder a conexão com o background.
Características fundamentais do neomorfismo
- Aplicação de duas sombras, uma clara (valor positivo) e uma escura (valor negativo).
- O plano de fundo não deve ser totalmente preto ou totalmente branco.
- A cor do fundo do elemento deve ser similar ou igual à cor do fundo onde ele está.
- Os elementos devem ter bordas arredondadas.
- Uma borda sutil em elementos de interface do usuário clicáveis (botões) pode ser usada para melhorar o contraste e definir melhor as bordas.
Veja aqui um exemplo de neomorfismo em um painel totalmente projetado no Power BI com formas, botões e textos (exceto alguns ícones).
O estilo neomórfico tem a vantagem de proporcionar um visual bastante elegante para as interfaces, porém você não deve utilizá-lo de forma indiscriminada. Confira prós e contras do neomorfismo em nosso próximo artigo.
Caso queira saber mais sobre BI, basta falar comigo comentando este artigo ou me enviando uma mensagem direta.
Também são bem-vindas as suas sugestões de temas para os nossos próximos artigos.
A Genux Consult pode ajudá-lo a compreender e utilizar os modernos recursos oferecidos pelas plataformas de Business Intelligence.
Vai ser um prazer falar com você!
Fontes:
- https://www.svgator.com/blog/neumorphism-origin-influence-design/
- https://datastud.dev/posts/power-bi-neumorphism
- https://css-tricks.com/neumorphism-and-css/
- https://www.youtube.com/watch?v=X8IPWjgMwrY (português)
- https://www.youtube.com/watch?v=cYwioeHu_OU (inglês)
- https://www.youtube.com/watch?v=6EmED1FQ1Fk (espanhol)
Artigos
Transformando Decisões: O Poder da Análise de Dados no Mundo dos Negócios
Hoje, discutiremos como a análise de dados pode transformar empresas, melhorar a tomada de decisões e impulsionar resultados. Vamos explorar Read More »
O Uso do Microsoft Copilot no Power Apps
Com a crescente demanda por soluções de desenvolvimento rápido e eficiente, a Microsoft lançou o Copilot para o Power Apps. Read More »
Implementando a Ciência de Dados na Empresa
A ciência de dados tem se mostrado uma importante ferramenta estratégica para fortalecer a competitividade e sustentar o crescimento empresarial. Read More »
A Importância da Informação no Século Atual
Peço licença a todos vocês, pois hoje venho falar de um assunto um tanto quanto menos técnico, mas que se Read More »
Desenvolvimento de Aplicações Canvas com Power Apps e SQL Server
O Power Apps é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos que permite a criação rápida de aplicativos personalizados para negócios Read More »
Melhores Práticas para Desenvolvimento de Aplicações Canvas no Power Apps
Desenvolver aplicações do tipo canvas no Power Apps pode ser uma tarefa complexa, mas seguindo algumas dicas e melhores práticas, Read More »