Atualizações da Microsoft para o Power BI em outubro/2022 – Parte 4

Como acompanhar convites e pipelines?

Mais convites possíveis
(Image by AC works Co., Ltd. from Pixabay

Recentemente, nós publicamos aqui no nosso site um sumário das últimas atualizações da Microsoft para o Power BI. Nas semanas seguintes, comentamos mais sobre algumas novidades, e hoje continuamos a falar sobre esse assunto, pois foram várias mudanças disponibilizadas pela Microsoft para facilitar a vida de quem utiliza o Power BI.

Administração e governança

Apresentando a configuração de locatário para assinaturas de e-mail para usuários externos

Sabia que agora é possível incluir usuários externos como destinatários de suas assinaturas de e-mail? Para isso, você só precisa ter uma hospedagem Premium do Power BI.

Acompanhe o que diz o time da Microsoft sobre isso: “Os usuários externos são usuários fora da sua organização que ainda não foram convidados para se tornarem usuários convidados do Azure Active Directory Business-to-Business (Azure AD B2B). Com base nos comentários dos clientes, temos o prazer de anunciar uma nova configuração de locatário que controla especificamente se as assinaturas de e-mail podem ser enviadas para usuários externos.”

Como você viu, essa nova configuração permite que assinaturas de e-mail sejam enviadas para usuários externos e também permite que os administradores do Power BI possam controlar quem pode enviar assinaturas de e-mail para usuários externos. Ou seja, você administrador pode ativar ou desativar esse recurso para toda a organização ou limitar esse recurso a grupos de segurança específicos.

Você pode acessar a configuração de assinatura de e-mail de usuário externo por meio da guia Configurações de Locatário (Tenant Settings) no portal de Administração (Admin) do Power BI, como ilustrado abaixo.

admin portal tenant settings
graphical user interface text application email

Pipelines de implantação

Histórico de implantação

Você já se deparou com uma dessas questões?

  1. Está com problemas para rastrear as execuções de implantação de um pipeline?
  2. Algo parece ter mudado em seu espaço de trabalho do ambiente de teste e você não tem certeza do que e por quê?
  3. Sua última implantação falhou e você não tem ideia de como obter seu ID para o tíquete de suporte?

Qual questão já atrapalhou seu trabalho? “Nenhuma das adversidades acima” será a sua resposta a partir de agora, segundo a Microsoft. Com esse novo recurso no Power BI, todas as implantações dos últimos meses estão disponíveis para revisão, fornecendo detalhes sobre o ambiente de destino, a pessoa que executou a implantação, os itens implantados, e o conteúdo da nota de implantação, se houver algum.

Convém lembrar que você tem a opção de adicionar uma nota como parte de um processo de implantação, mas o conteúdo dela não é editável. Ela aparece ao lado de seu registro de histórico de implantação e ajuda a fornecer contexto ao revisar implantações anteriores.

Você consegue acessar a página Deployment History por meio de um ponto de entrada geral, um novo botão ou um ícone clicável. Essa página lista as implantações cronologicamente, da mais recente à mais antiga, como você pode ver na imagem abaixo.

graphical user interface application description

Por padrão, todas as implantações aparecem em uma lista. No entanto, você pode restringir seu escopo para se concentrar em um ponto específico. Em outras palavras, é possível filtrar facilmente essa lista usando as guias clicáveis ​​na parte superior da página.

Alguns ícones no lado esquerdo de cada implantação indicam o sucesso ou falha dela, quantos itens implantados eram diferentes, novos ou iguais no estágio anterior a essa implantação, se havia uma nota ou não e seu ID. Clicar neles expande o registro de implantação e fornece detalhes adicionais, como motivo da falha, lista dos itens implantados (nome e tipo), o conteúdo da nota e a string de identificação (ID string).

Quer saber mais sobre isso? Veja detalhes sobre Deployment History no Power BI no site da Microsoft.

Extensão do Azure DevOps

Para nossa alegria, a extensão Azure DevOps já está ao alcance de todos. Conforme mencionado pela Microsoft, a extensão ADO contém todas as operações de API disponíveis atualmente para pipelines de implantação para que possam ser usadas com pipelines do Azure, enquanto integra recursos adicionais ao processo de lançamento, como testes automatizados, aprovações e muito mais.

Alterações na UpdateApp API REST

Em agosto de 2022, a Microsoft anunciou a visualização disponível para diversos públicos nos aplicativos do Power BI. Isso significa ampliação da capacidade de gerenciar o conteúdo de um aplicativo, individualmente, por diferentes audiências. Após essa alteração, a UpdateApp API REST do pipeline de implantação foi alterada para excluir a ação de adicionar novos itens implantados ao aplicativo.

Para entender melhor essas alterações, sugiro que você acesse no site da Microsoft um artigo bem completo sobre como automatizar o pipeline de implantação usando as APIs e o Azure DevOps.

Desenvolvedores

API de visuais personalizados (versão 5.1)

Os destaques da atualização feita pelo time da Microsoft incluem:

  • Suporte para o novo painel de formato
  • API de filtro de identidade
  • Estendendo a API de subtotal para matriz
  • Nova opção de classificação para visuais personalizados do Power BI

Caso você seja um desenvolvedor, vale a pena se aprofundar nesse assunto acessando a página sobre como facilitar o uso dos visuais personalizados para os criadores de relatórios.

Periodicamente, nós explicamos aqui no nosso site alguns novos recursos disponibilizados pela Microsoft para o Power BI. Leia os textos em português (parte 1, parte 2 e parte 3) ou veja o vídeo abaixo em inglês para sanar suas dúvidas sobre as novas atualizações do Power BI.

Qual novidade você achou mais interessante? Gostaria que a gente falasse mais sobre um tópico específico?

Caso queira saber mais sobre BI, basta falar comigo comentando este artigo ou me enviando uma mensagem direta.

Também são bem-vindas as suas sugestões de temas para os nossos próximos artigos.

A Genux Consult pode ajudá-lo a compreender e utilizar os modernos recursos oferecidos pelas plataformas de Business Intelligence.

Vai ser um prazer falar com você!

Fonte: Blog da Microsoft sobre Power BI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *