Indicadores de desempenho são fundamentais no BI
KPI é uma sigla que vem do idioma inglês e significa Key Performance Indicator, sendo normalmente confundida com métrica. Talvez você já tenha pensado que tais palavras sejam sinônimas, não é mesmo?
Sabemos que métricas e indicadores de desempenho são temas recorrentes quando a conversa gira em torno de Business Intelligence (BI), mas você consegue dizer o que difere uma coisa da outra?
É muito importante entendermos quais são as diferenças entre métricas e indicadores porque esses termos são fundamentais para a correta apuração dos resultados empresariais em várias perspectivas e níveis dentro de uma organização.
Enquanto as métricas são as medidas brutas e de simples composição, os indicadores de desempenho são medidas calculadas e são compostos pelas métricas. Podemos dizer que as métricas estão no nível operacional e os indicadores no nível tático, sendo que ambos visam atingir as metas estabelecidas no plano estratégico.
Como os indicadores de desempenho estão em um nível acima das métricas, eles ampliam a nossa visão da realidade observada. Os KPIs são extremamente importantes para avaliarmos a performance do negócio, analisarmos tendências, realizarmos melhorias contínuas e agirmos proativamente, pois podemos tomar decisões melhores baseadas naquilo que os indicadores nos revelam. Além disso, convém lembrar que o KPI não é simplesmente um dado estático, sendo a função dele justamente acompanhar as variações do resultado de forma contínua.
Os indicadores são definidos após estudo das métricas e funcionam como chaves de resultado (key results). Um exemplo clássico para mostrar como isso funciona é um gráfico de vendas mensais. Ao bater o olho nele, como saber qual é o percentual bom e qual não é? Será que toda linha que sobe é um bom sinal? Depende, pois você precisa analisar também se as metas do período foram cumpridas. Experimente traçar uma linha no gráfico indicando o ponto acima do qual as vendas superam as metas. Assim tudo que aparecer abaixo dessa linha não satisfaz essa condição.
Você já ouviu falar sobre OKR (Objectives and Key Results)? Quem adota essa metodologia precisa dos indicadores de resultados para saber o quanto está perto ou não dos objetivos traçados para determinado período.
Quais são os KPIs básicos para todas as empresas?
Ao iniciar um novo negócio, talvez nem todos os indicadores abaixo sejam considerados por você, mas convém prestar atenção neles mesmo assim porque depois eles serão bem importantes.
Veja abaixo alguns KPIs considerados principais para qualquer tipo de empreendimento:
Taxa de contato
É o resultado dos contatos feitos até conseguir um atendimento. Essa métrica é fundamental para quem faz prospecção de clientes por telefone.
Taxa de conversão
Indica quantas vezes o consumidor executou uma ação proposta por você no canal escolhido para se comunicar com ele (post divulgado numa rede social, por exemplo).
Custo de aquisição de cliente
É o famoso CAC, que indica o quanto você precisa investir para conquistar um cliente.
Captação de clientes
Refere-se à quantidade de novos clientes que você ganhou em determinado período.
Receita de vendas
Mostra o retorno financeiro que você obteve com as vendas realizadas.
Ticket médio
Corresponde ao valor médio gasto por clientes em compras feitas na sua empresa.
Percebe como é indispensável acompanhar os KPIs em BI para você que busca o crescimento do seu negócio? Uma análise eficaz desses indicadores vai ajudá-lo a tomar decisões importantes sobre quais setores requerem uma possível mudança estratégica, bem como quais setores com bom desempenho devem ser fortalecidos ainda mais.
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