Análise de dados na ponta da língua

Veja alguns termos muito usados na análise de dados

Dados abundantes
Fonte da imagem: Microsoft

Você já conversou sobre análise de dados com alguém? Já tentou se lembrar de algum termo que ouviu antes, ou conhece a palavra, porém esqueceu o que ela quer dizer? Caso estude ou trabalhe nessa área, você já deve estar acostumado com a terminologia que costuma assustar as pessoas, não é?

Confira agora o significado de alguns termos muito utilizados na análise de dados. Caso seja leigo nesse tema, queremos que não mais tema ficar boiando nele. Prossiga sua leitura aqui, pois assim vai aumentar seu repertório de expressões e melhorar sua compreensão sobre esse assunto.

Continue lendo também caso seja um especialista em análise de dados porque assim você pode contribuir para enriquecer nosso artigo com seus comentários.

Miniglossário de análise de dados

Algoritmo

Palavra muito usada no nosso dia a dia, algoritmo é uma série de instruções simples ou complexas que nós fornecemos a um programa de computador para que ele solucione determinado problema. Um exemplo elementar é a formatação de números para entrada num banco de dados. Nesse caso, a instrução pode ser bem básica, como retirar todos os caracteres especiais.

Atomicidade

Considerar uma transação como uma unidade de processamento atômico indica que ela deve ser realizada por completo ou não ser realizada de forma alguma. Isso visa garantir que os efeitos parciais dessa transação no banco de dados devem ser desfeitos se ocorrer alguma falha durante a transação.

Big Data

Termo utilizado para descrever um grande volume de dados, estruturados ou não, gerados em alta velocidade, que requerem ferramentas específicas para armazená-los, tratá-los e analisá-los. As mídias sociais, por exemplo, geram imenso conjunto de dados na forma de imagens, vídeos, áudios e textos, sendo isso extremamente valioso para as áreas de marketing e vendas. A análise dos dados leva em conta o volume deles, a velocidade que eles são gerados, sua variedade, veracidade e valor. Vale observar que todas essas palavras começam com a letra V. Viu como é fácil para você memorizá-las? Vapt-vupt!

Data Analytics

É o processo de transformar, modelar e analisar os dados, visando convertê-los em informações que mostrem tendências e proporcionem insights para o seu negócio.

Data Lake

É um repositório para armazenamento de dados, os quais geralmente ainda não foram estruturados. Em outras palavras, é um lago onde estão mergulhados os dados em estado natural, sem terem passado por algum tipo de tratamento.

Data Mart

Forma simples de armazenamento de dados relativos a um único assunto ou unidade de negócios, como vendas, finanças ou marketing. É um subconjunto de um armazém maior, chamado Data Warehouse.

Data Mining

É a mineração ou prospecção de dados, tendo em vista a detecção de padrões consistentes, os quais podem se transformar em informações muito úteis e preciosas para as empresas.

Data Transformation

Processo de transformação que modifica o formato, estrutura ou valores dos dados antes ou depois da entrada deles em uma base onde ficarão armazenados.

Data Visualization

É a representação gráfica de informações e dados para facilitar a verificação de resultados, identificação de padrões, tendências e aspectos fora da curva.

Data Warehouse

Local utilizado para armazenar em nuvem grandes quantidades de dados estruturados provenientes de mais fontes do que um Data Mart. Podemos dizer que Data Warehouse é um repositório central de dados pré-processados para análise e BI (Business Intelligence).

Caso queira saber mais sobre BI, basta falar comigo comentando este artigo ou me enviando uma mensagem direta.

Também são bem-vindas as suas sugestões de temas para os nossos próximos artigos.

A Genux Consult pode ajudá-lo a compreender e utilizar os modernos recursos oferecidos pelas plataformas de Business Intelligence.

Vai ser um prazer falar com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *