Conectando o Power BI com o Clarity DWH

Uma das ferramentas mais aclamadas para gestão de projetos sem dúvida nenhuma é o CA Clarity PPM. Bem difundido e bem aceito, a suite de ferramentas da Computer Associates faz parte do dia a dia das maiores empresas do mundo, e no Brasil não é diferente.

Clarity Data Warehouse (DWH)

Uma das ferramentas da suite é o Data warehouse com todo o conjunto de informações da suite de gestão de portfólios.

Apenas para clientes SaaS do CA PPM Clarity é possível acessar o data warehouse através de terminais oData (não se preocupe, vou explicar mais adiante) e ter acessos as tabelas (entidades do data warehouse).

Desta forma é possível acessar os dados do sistema Clarity e construir os seus dashboards para gestão de projetos e portfólios.

Conexão feed oData no Power BI

O oData (open data protocol) é um conjunto de regras e práticas recomendadas para criar e consumir APIs Restful. Em outras palavras, um conjunto de dados organizados podem ser consultados resultando em tabelas ou entidades de dados.

Como temos falado, o Power possui uma gama bastante ampla de tipos de conexão com as mais variadas fontes de dados. A conexão com APIs oData se chama feed oData e pode ser acessada a partir do menu ‘Obter Dados’ -> ‘feed oData’:

Ao selecionar a opção ‘feed oData’ você será direcionado para uma tela onde deverá inserir a url de acesso as APIs do clarity Data warehouse (converse com o time de TI e suporte da sua empresa para saber em qual endereço estas informações estão disponíveis):

Após inserir a url de acesso, você terá que realizar o login via usuário e senha (mais uma vez converse com o time de TI da sua empresa para que seja concedido os devidos acessos) e pronto. Você terá acesso as tabelas e informações de todo o DWH.

Modelo de dados

É importante salientar que o modelo de dados é bastante completo e portanto complexo para entendimento. A boa notícia é que a broadcom/Computer Associates disponibilizam uma vasta e completa documentação de todo o modelo data warehouse.

Informação na prática

Mais adiante pretendo escrever uma matéria mostrando a construção de um dashboard com o uso do DWH com informações de investimentos, orçamento, andamento dos projetos e KPIs importantes para analisar a saúde do core de gestão de projetos de sua empresa.

Não deixem de acessar a matéria com dicas de design e identidade visual para dashboards para que seus dashboards possam ter conteúdo e brilhar os olhos de quem os usa. Afinal de contas, a audiência trará a seus relatórios o retorno e evolução necessários para as decisões estratégicas possam ser cada vez mais assertiva em sua empresa.

Deixem seus comentários para que possamos trazer cada vez mais conteúdos relevantes a você e sua empresa. Até a próxima…



Leia também:

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *