Os Benefícios do Desenvolvimento Ágil

Se você trabalha com gestão de projetos, ou desenvolvimento de software, com certeza este texto é para você, pois abordarei os benefícios da metodologia de Desenvolvimento Ágil, tão falada e conhecida na atualidade.

Vantagens

Existem muitas vantagens da “Metodologia Ágil” para gerenciamento de projetos. Os métodos ágeis podem ajudar as equipes a gerenciar o trabalho com mais eficiência e a realizar o trabalho com mais eficiência com um valor maior dos entregáveis, fornecendo produtos da mais alta qualidade dentro das restrições do orçamento.

Benefícios do Desenvolvimento Ágil

Com o gerenciamento visual, as equipe Ágil pode aprimorar sua capacidade de trabalhar efetivamente apresentando os dados de maneira visual, em vez de em forma de lista em uma planilha ou outras formas. Assim é mais fácil compreender os detalhes do projeto e gerenciar as mudanças.

Os principais benefícios do gerenciamento por método ágil de projetos incluem:

  • Visibilidade dos detalhes do projeto.
  • Maior eficiência da equipe.
  • Capacidade de se adaptar às mudanças.
  •  Capacidade de escalar.

Características ágeis

Por exemplo, em vez de gastar horas ou dias construindo um plano de projeto detalhado que possa ou não corresponder à execução do projeto ou negócio, uma equipe do Ágil começaria com uma pequena parte do trabalho entregável e, avaliaria o progresso e continuaria no caminho assim que receber feedback suficiente, e assim indicando no caminho certo, ou corrigindo o caminho.

Os princípios de como trabalhar com o “Método Ágil” são apresentados no “Manifesto Ágil”, um conjunto de diretrizes que foram criadas pelos desenvolvedores de software para estabelecer expectativas sobre como gerenciar o projeto de software. Esses princípios colocam:

  • Pessoas antes de processos e ferramentas.
  • Software de trabalho sobre documentação.
  • Colaboração sobre negociação.
  • Gerenciamento de mudanças sobre o planejamento do projeto.

Uma das principais áreas de foco em método ágil é a capacidade de trabalhar iterativamente. O trabalho iterativo é concluído em “ciclos curtos”, com uma pequena parte do projeto geral feita ao mesmo tempo.

O principal benefício do trabalho iterativo é que menos trabalho é desperdiçado. Ou seja, quando algo muda no projeto, a quantidade de retrabalho que deve ser feito é minimizada. Em outras palavras, as equipes não precisam ir muito longe por um caminho, apenas para descobrir que precisam voltar atrás e começar tudo de novo.

O tema do “trabalho interativo” se estende além do nível do projeto e pode ser aplicado dividindo qualquer quantidade de trabalho em partes gerenciáveis que podem ser claramente representados visualmente.

“Uma regra de ouro, ao praticar o gerenciamento visual com trabalho interativo é que todo o trabalho deve ser dividido o máximo possível, para que a equipe possa ver o trabalho, priorizar os itens mais importantes, dividir e conquistar.”

Não é incomum que projetos de desenvolvimento de software levem meses ou até anos para serem concluídos. Durante a linha do tempo de um projeto, podem ocorrer alterações na tecnologia ou nos requisitos de negócios.

Alterações nos requisitos de negócios de um projeto geralmente significam que o projeto levará mais tempo e mais tempo significa mais custo. Como a “mudança” é a única constante no gerenciamento de projetos, métodos de trabalho incrementais como o método ágil são necessários para ajudar a controlar o custo final de um projeto. E no mundo do software, os custos podem disparar rapidamente e geralmente são os principais fatores de decisão de uma empresa sobre a possibilidade de avançar em um projeto.

Eficiência da equipe

As equipes ágeis são conhecidas por serem altamente eficientes e produtivas na realização do trabalho. As equipes ágeis compartilham uma cultura colaborativa, as eficiências tendem a ter um efeito cascata.

Como por exemplo o “Temas Board” fornecem informações sobre as tendências de entrega para remover gargalos e adaptar os processos de fluxo de trabalho para melhorar a produtividade.

Quando todos concordam sobre qual é o trabalho mais importante e quando cada pessoa pode se concentrar no trabalho mais importante, toda a equipe avança em sincronismo, entrando em ciclos constantes de produção de trabalho e lançamentos de entregáveis com mais valor, o que contribui para a previsibilidade de projetos.

Como você pode ver pelas relações entre eficiência, colaboração e previsibilidade, as características de uma equipe Ágil são interconectadas, de modo que uma característica se alimente na seguinte, formando um conjunto holístico de hábitos que podem ser descritos como Ágil.

Adaptabilidade de uma equipe de desenvolvimento de software

Os gerentes de projeto não podem ver o futuro, mas podem impactar a facilidade com que uma equipe é capaz de se adaptar às mudanças quando elas ocorrem. A capacidade de se adaptar às mudanças é uma pedra angular do gerenciamento de projetos ágeis e é uma das principais vantagens da metodologia ágil.

Quando as equipes empregam seu tempo para um bom uso, elas podem entregar o que as partes interessadas desejam sem gastar demais. Isso não apenas deixa as partes interessadas satisfeitas, mas também faz as equipes de projeto saberem que usaram suas habilidades para fornecer um produto de qualidade.

Escalabilidade de Método Ágil

Tempo e custo são os principais fatores para determinar se uma empresa irá avançar com um projeto.

  • Quanto tempo o projeto levará?
  • Quanto vai custar?
  • Valerá a pena o investimento inicial para concluir este projeto?
  • O que mais poderia ser feito com os mesmos recursos e membros da equipe que podem ter mais valor?

A última pergunta é a mais importante relacionada a este artigo, porque aborda um ponto-chave: quanto maior a empresa, maior a necessidade de um sistema de gerenciamento de projetos Ágil. A melhor forma de utilizar pessoas e recursos é uma pergunta que surge constantemente, especialmente para empresas que ainda não conseguem prever a frequência dos projetos que estão por vir. À medida que as empresas continuam lutando para ter muito trabalho e poucas pessoas para fazê-lo, surgiram novas maneiras de dimensionar projetos.

Impulsionar a agilidade entre as equipes exige uma visão consolidada da prioridade do trabalho e do status do projeto, na mesma sala ou distribuída em todo o mundo.

As análises de produtividade podem ajudar as equipes a entender como a mesma quantidade de pessoas pode trabalhar de maneira mais inteligente e produzir mais sem investir em recursos adicionais. Por outro lado, as empresas devem tomar cuidado para não comprometer muitos recursos em um projeto, apenas para descobrir que o valor não justifica os custos associados à sua execução.

Em vez de avaliar se os membros da equipe estão se concentrando no trabalho que mais valoriza, algumas empresas evitam o problema exigindo que os membros da equipe trabalhem mais horas. Embora essa possa ser uma solução de curto prazo para um aumento repentino e único na carga de trabalho, os membros da equipe em excesso podem sobrecarregar rapidamente, resultando em menor moral da equipe e menor produtividade.

Uma vantagem importante da metodologia ágil é que ela é uma ferramenta de gerenciamento de projeto escalável.

“Os princípios do método ágil não apenas podem ser aplicados em várias funções dentro de uma equipe de projeto, mas também podem ser aplicados a várias equipes de projeto e aproveitados pelos PMOs (Project Management Office) para analisar a produtividade e identificar áreas de melhoria.”

O uso do gerenciamento com método ágil ajuda as empresas a reunir recursos e atribuir as pessoas certas aos projetos certos, de acordo com a necessidade ou prioridade.

Previsibilidade para gerentes de projetos ágeis

As empresas medem o valor de um projeto em termos de custo e retorno. Se os retornos de um projeto superam o custo, uma empresa pode decidir prosseguir com esse projeto. Mas se o custo de um projeto é desconhecido, como acontece com muitos projetos hoje em dia, prever o resultado desse projeto em termos de sucesso se torna quase impossível.


Por esse motivo, a previsibilidade nos projetos é importante. Uma vantagem do método ágil é que, quando as empresas dedicam um tempo no front-end para planejar um projeto usando técnicas Ágeis, elas podem estimar o custo de um projeto para determinar se devem continuar.


Não há uma característica única do método ágil que o faça funcionar tão bem no gerenciamento de projetos. Em vez disso, é a prática holística do Ágil que torna as equipes de desenvolvimento bem-sucedidas. Quando as equipes de projeto optam por praticar o Ágil, estão praticando um conceito que ainda está evoluindo, tornando essa uma das melhores maneiras de trabalhar em uma cultura de melhoria contínua.

Download do Guia SBOK.
Link: https://www.scrumstudy.com/SBOK/SCRUMstudy-SBOK-Guide-2016-Portuguese.pdf

Leia também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *