Veja como obter informações precisas e preciosas para o sucesso do seu negócio.
BI são as iniciais da expressão Business Intelligence (em inglês), significando inteligência de negócios ou inteligência empresarial (em português). Consiste em um conjunto de recursos que transformam dados brutos em informações úteis à gestão em várias áreas, como planejamento estratégico, recursos humanos, finanças, vendas e marketing, por exemplo.
Abrange técnicas e ferramentas para coletar, armazenar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações extremamente valiosas, proporcionando uma visão clara do desempenho dos negócios e previsão de futuros resultados, o que facilita bastante a tomada de decisões estratégicas.
É possível combinar dados internos (da própria companhia) com dados externos (do mercado), contribuindo assim para facilitar ainda mais o processo decisório dos gestores, pois eles conseguem visualizar um cenário a partir de vários ângulos e fazer comparativo entre suas informações com as provenientes dos seus concorrentes.
Exemplos de aplicação do BI em grandes empresas:
A área de marketing digital se beneficia bastante com o BI. Ferramentas de Web Analytics fornecem dados relevantes sobre as visitas no seu site, de onde vieram os visitantes, horários dos acessos, tempo de permanência, páginas que convertem mais, taxa de conversão e muitos outros dados que mostram os padrões de consumo dos usuários.
Lojas de departamentos costumam fazer promoções baseadas nos dados provenientes das vendas e também do uso das redes sociais pelo seu público-alvo.
A Netflix faz análise dos hábitos de consumo dos usuários para recomendar e criar séries conforme seus interesses.
A transportadora TNT mitigou falhas nas entregas e otimizou seus recursos depois que começou a usar BI para embasar suas decisões.
O BI gerou insights para a Fiat criar veículos que alcançaram enorme sucesso de vendas.
Sou pequeno. Por que eu preciso de BI?
Não importa o tamanho ou segmento da sua empresa para que ela se beneficie com o BI, seja visando reduzir custos, economizar tempo, produzir mais, melhorar produtos, identificar tendências, fidelizar sua clientela, conquistar novos clientes, aumentar suas vendas, ter mais lucro, e por aí vai.
Até quem trabalha como profissional autônomo também pode aproveitar os benefícios oferecidos pelo Business Intelligence. Basta aplicar sua visão analítica para interpretar os resultados gerados pelas plataformas de BI.
Você já considerou usar um Self-Service BI?
No modelo de BI de autoatendimento (SSBI), profissionais de TI disponibilizam a infraestrutura e o acesso aos dados da sua empresa para que diversos stakeholders possam visualizá-los num formato agradável capaz de proporcionar insights valiosíssimos que contribuam para o sucesso do seu negócio.
Em outras palavras, você não precisa necessariamente ter formação na área de tecnologia da informação para analisar relatórios gerados por uma plataforma de BI. Todas as partes interessadas (stakeholders) compreendem facilmente o material em questão.
Por que conversar com seus dados é um excelente negócio?
Modernas ferramentas de BI possibilitam a geração de relatórios dinâmicos com dashboards personalizáveis, facilitando assim a obtenção instantânea de respostas para diversos setores da sua organização.
Antigamente, só havia o modelo de Business Intelligence tradicional, que é estático e depende do departamento de TI (Tecnologia da Informação) para fazer alterações nos relatórios. Felizmente, hoje isso se modernizou e num piscar de olhos você mesmo consegue pescar as preciosas informações que precisa, tendo ou não conhecimentos técnicos nessa área.
Painéis intuitivos são acessíveis aos usuários de diversos níveis, simplificando o processo de questionamento e visualização clara das informações. Você pergunta e o dashboard (painel) responde imediatamente.
Isso é possível graças ao processamento de linguagem natural (Natural Language Processing ou simplesmente NLP), que combina linguística e ciência da computação para fazer com que seu dispositivo entenda o que você quis dizer.
A NLP tem sido aplicada para fazer fluir a conversação analítica, ou seja, simplificar a comunicação entre uma pessoa e um sistema. Interagir com os dados é a melhor forma de saber o que aconteceu, está acontecendo, e também o que vai acontecer futuramente.
Além disso, é muito mais fácil compreender um gráfico bem ilustrado do que um amontoado de dados brutos. Cores e formas dão vida aos dados, enfatizando padrões, os quais até então não se revelavam de modo algum.
Alguns especialistas comparam o valor dos dados ao valor do petróleo, tamanha a sua importância como combustível que promove vantagens competitivas para quem os possui.
E tudo indica que este cenário vai ficar cada vez melhor, pois o aprendizado das máquinas está em constante evolução. Cada vez mais, o avanço da tecnologia de machine learning vai desenvolver novos softwares inteligentes que conversarão com as organizações que almejam excelência nos seus resultados.
Além das ferramentas que coletam dados e geram relatórios e gráficos sob diferentes perspectivas interessantes para o seu negócio, é importantíssimo ter profissionais capacitados para realizar uma análise pormenorizada dos dados coletados e que saibam o que fazer com as informações originadas por eles. Cabe aqui enfatizar que precisamos fazer a pergunta certa para obtermos a resposta certa.
Qual ferramenta de Business Intelligence devo usar?
Há várias plataformas de BI no mundo e algumas oferecem recursos básicos gratuitamente. Convém fazer uma análise da sua necessidade antes de escolher qual atende melhor suas necessidades.
Entre as mais utilizadas, podemos citar o Power BI (https://powerbi.microsoft.com/pt-br/), um SaaS (Software as a Service) da Microsoft que oferece métodos de exploração de dados e criação de painéis interativos. Uma das vantagens do Power BI é que você pode aproveitar dados das suas planilhas do Excel.
Outro exemplo de ferramenta que os analistas de dados usam bastante se chama Tableau (https://www.tableau.com/pt-br) que processa linguagem natural (NLP), facilitando assim a vida dos usuários com menos conhecimento técnico.
O QlikView (https://www.qlik.com/pt-br) é mais uma opção bastante reconhecida no mercado, pois exibe dados em tempo real e permite o acesso de múltiplos usuários, além de oferecer vários outros recursos interessantes.
Vale a pena conhecer também a solução da Google chamada Data Studio (https://datastudio.google.com/), que possui dashboards interativos.
Para saber mais detalhes sobre estas e outras plataformas de Business Intelligence, você pode consultar o relatório anual “Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms”, publicado pelo Gartner, instituto de pesquisa reconhecido mundialmente na área de tecnologia da informação. Este relatório nos proporciona uma visão bem ampla sobre os produtos de TI disponíveis no mercado e nos mostra quais são as vantagens de cada solução.
Veja mais sobre isso clicando nos links abaixo:
https://www.gartner.com/en/research/magic-quadrant
https://www.gartner.com/en/research/methodologies/magic-quadrants-research
https://www.gartner.com/en/documents/3956304
https://rockcontent.com/br/blog/quadrante-magico-gartner/
Os quatro primeiros textos em inglês são bem completos e os dois últimos artigos em português dão uma ideia geral sobre como funciona o quadrante mágico do Gartner. Fundado em 1979, nos Estados Unidos por Gideon Gartner, este instituto é responsável por realizar pesquisas globais sobre as organizações mais relevantes no setor de TI e divulgar anualmente as informações obtidas para facilitar nossa análise na hora de escolhermos soluções tecnológicas.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas suas sobre BI. Caso queira saber mais sobre isso, basta falar comigo comentando este artigo ou me enviando uma mensagem direta.
A Genux Consult pode ajudá-lo a compreender e utilizar os modernos recursos oferecidos pelas plataformas de Business Intelligence.
Vai ser um prazer falar com você!
Aproveite outros de nossos artigos!
Transformando Decisões: O Poder da Análise de Dados no Mundo dos Negócios
Hoje, discutiremos como a análise de dados pode transformar empresas, melhorar a tomada de decisões e impulsionar resultados. Vamos explorar Read More »
O Uso do Microsoft Copilot no Power Apps
Com a crescente demanda por soluções de desenvolvimento rápido e eficiente, a Microsoft lançou o Copilot para o Power Apps. Read More »
Implementando a Ciência de Dados na Empresa
A ciência de dados tem se mostrado uma importante ferramenta estratégica para fortalecer a competitividade e sustentar o crescimento empresarial. Read More »
A Importância da Informação no Século Atual
Peço licença a todos vocês, pois hoje venho falar de um assunto um tanto quanto menos técnico, mas que se Read More »
Desenvolvimento de Aplicações Canvas com Power Apps e SQL Server
O Power Apps é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos que permite a criação rápida de aplicativos personalizados para negócios Read More »
Melhores Práticas para Desenvolvimento de Aplicações Canvas no Power Apps
Desenvolver aplicações do tipo canvas no Power Apps pode ser uma tarefa complexa, mas seguindo algumas dicas e melhores práticas, Read More »
Robson Prado
Parabéns pelo excelente texto que de forma didática, nos explica sobre algo tão importante, futurista e necessário ao sucesso de qualquer empresa, de qualquer tamanho que até pouco tempo muito utilizado por grandes players e desconhecido pelas pequenas e médias empresas que é o BI.
Eliézer Mota
Bom dia Robson,
Ficamos felizes em atingir o objetivo de trazer luz e esclarecimento para este assunto ainda envolto em uma nuvem nebulosa para a maior parte das empresas brasileiras.
Obrigado pelo comentário!
ROBERTO SALES
Excelente texto introdutório, que além de esclarecer aponta leituras de artigos do Gartner Group, que são indispensáveis para uma visão global.
Eliézer Mota
Muito obrigado Roberto! Agradeço o carinho e colaboração!